Páginas

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Cinema: Os nazistas retornaram

Texto: Maria Lúcia Zanelli

... E os heróis, também. Pelo menos na tela do cinema. Não importa a idade, a condição física, uma boa história, é sempre uma boa história. O cinema investe, desde a Segunda Guerra Mundial, em filmes que falam sobre o nazismo e no combate a Hitler. Em pleno século 21, as histórias de heróis e heroínas que combateram e tentaram salvar vidas e pessoas em um período mais negro da História retornam à telona...Inspirados em livros, os filmes que assisti e que indico a vocês são imperdíveis. O primeiro, já está nas salas de cinema, o segundo entra em cartaz nas próximas semanas...Os últimos podem ser vistos no conforto de sua casa, com uma bela companhia e um balde de pipoca...

A menina que roubava livros - Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger (Sophie Nélisse) sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo (Geoffrey Rush), ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu (Ben Schnetzer) que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe (Emily Watson) e brinca com a amigo Rudy (Nico Liersch).


Vídeo: 


Os caçadores de obras-primas - Um filme sensacional, sob a direção de George Clooney (extremamente charmoso) e que, também, atua na trama. Durante o declínio de Hitler na Alemanha, um grupo de 13 especialistas vindos de países diferentes é reunido para reencontrar obras de arte roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. George Stout (George Clooney), um oficial americano e conservador de obras de arte, lidera a equipe.



Vídeo: 

Roma, Cidade Aberta -Roma, 1944. Um dos líderes da Resistência, Giorgio Manfredi (Marcello Pagliero), é procurado pelo nazistas. Giorgio planeja entregar um milhão de liras para seus compatriotas. Ele se esconde no apartamento de Francesco (Francesco Grandjacquet) e pede ajuda à noiva de Francesco, Pina (Anna Magnani), que está grávida. Giorgio planeja deixar um padre católico, Don Pietro (Aldo Fabrizi), fazer a entrega do dinheiro. Quando o prédio é cercado, Francesco é preso pelos alemães e levado para um caminhão. Gritando, Pina corre em sua direção e é metralhada no meio da rua. Giorgio foge para o apartamento de sua amante, Marina (Maria Michi), sem imaginar que este seria o maior erro da sua vida.




Casablanca - De 1942, dirigido por Michael Curtiz. O filme conta um drama romântico na cidade marroquina deCasablanca sob o controle do da França de Vichy. O filme é baseado na peça Everybody Comes To Rick's ("todo mundo vem ao café de Rick") deMurray Burnett e Joan Alison. As estrelas Humphrey Bogart no papel de Rick Blaine e Ingrid Bergman como Ilsa Lund. O desenvolvimento do filme centra-se sobre o conflito de Rick, nas palavras de um personagem, o amor e a virtude: Rick deve escolher entre sua amada Ilsa fazendo a coisa certa. Seu dilema é ajudar ou não Ilsa a escapar de Casablanca com seu marido Victor Lazlo, um dos líderes da resistência Tcheca, de modo que ele possa continuar sua luta contra os nazistas .
Considerado como um dos maiores filmes da história do cinema americano, ganhou vários Oscar da Academia, incluindo o de melhor filme em 1943 . Casablanca teve uma grande estréia, mas não espetacular, entretanto, ganhou popularidade com o passar do tempo e esteve sempre nas listas dos dez melhores filmes. A crítica elogiou a performance carismática de Bogart e Bergman e a química entre eles, junto à profundidade das caracterizações , a intensidade da direção , a sagacidade do roteiro e do impacto emocional do trabalho como um todo.

Vídeo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário