Páginas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Saúde: A importância do repouso após longos períodos em pé


Profissionais que têm necessidade de ficar nesta posição durante a rotina de trabalho devem disciplinar intervalos para o descanso; para aqueles que atuam sentados é muito interessante fazer caminhadas durante o expediente


Diariamente o mercado de trabalho requisita o melhor preparo dos mais diferentes profissionais, seja no aspecto intelectual ou no corporal. Professores, atendentes, vendedores de lojas entre outros se enquadram em uma categoria na qual o corpo precisa estar ereto por longas horas, muitas vezes sem pausa.
Ficar por muito tempo mantendo apenas uma postura – sentada ou em pé – apresenta riscos como as doenças vasculares, que prejudicam a circulação do sangue pelo corpo, e podem ocorrer lesões na coluna vertebral.
Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), proprietário do ITC Vertebral Ribeirão e ITC Vertebral Curitiba e perito do trabalho, é necessário encontrar um equilíbrio na rotina dos escritórios, escolas e comércios. “É saudável sentar por 15 minutos a cada duas horas em pé para descansar as pernas e manter o corpo alinhado, com a preocupação de não ficarmos curvados para evitarmos hipercifose - que é o aumento da concavidade da curva torácica”, explica Martins.
De acordo com o diretor regional da ABRColuna, a mesma regra precisa ser seguida por aqueles que permanecem o tempo todo sentados, para o especialista é indicada a realização de caminhadas por estes colaboradores.
Paciente do ITC Vertebral Ribeirão, o cirurgião cardiovascular Wagner Paula Ferreira procurou por auxílio depois de sentir fortes incômodos na coluna. A grande demanda de trabalho entre consultórios e hospitais fez com a que o médico sofresse de hérnias discais. “Depois de um mês de tratamento, um mês sem sofrimento. Era uma dor que me atrapalhava, principalmente, o meu desempenho durante o dia”, revela.
No entanto, Giuliano Martins destaca, ainda, que é fundamental a prática de exercícios físicos regulares para o condicionamento muscular como uma maneira de prevenir os problemas na coluna vertebral. “No trabalho a ginástica laboral atua como um excelente recurso contra as lesões decorrentes da má postura”, finaliza o fisioterapeuta.

Confira mais orientações em www.itcvertebralribeirao.com.br/media/upload/cartilha.pdf

Sobre o ITC Vertebral - Fundado pelo fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e reconhecido como um dos maiores especialistas em tratamento de coluna no Brasil, o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral iniciou suas atividades em 2005, em Fortaleza (CE).
Em apenas dois anos foram mais de 700 pacientes tratados, com êxito, pelo método RMA. Tais resultados alcançaram grande projeção e o ITC Vertebral passou a receber pacientes de todo o Brasil. Com o aumento da demanda, o ITC Vertebral decidiu formatar a primeira franquia em fisioterapia do país e, em 2007, deu início à uma expansão que já contabiliza 55 unidades no país. Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, já contam com mais de uma unidade do Instituto. O ITC Vertebral é afiliado à ABF (Associação Brasileira de Franquias). Em 2010, foi ranqueado pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios em primeiro lugar no quesito crescimento econômico e terceira posição em satisfação dos franqueados que, juntos, já trataram mais de 4 mil pacientes.
Por conta do reconhecido trabalho, o ITC Vertebral recebeu convites para demonstrar seus resultados no México, Inglaterra, Holanda, Portugal, Argentina, Chile e Venezuela, países que estão em vias de instalar unidades do Instituto.

Serviço
ITC Vertebral (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral)
Avenida Presidente Vargas, 2121 sala 2401
Edifício Times Square
Telefone (16) 3623 3248
Site : www.itcvertebralribeirao.com.br





O fisioterapeuta Giuliano Martins durante atendimento ao cirurgião cardiovascular Wagner Paula Ferreira no consultório do ITC Vertebral Ribeirão
Divulgação



Wagner Paula Ferreira afirma que as lesões na coluna atrapalhavam o seu desempenho durante o expediente de trabalho
Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário