Páginas

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Diário de uma repórter: Um rolê pelos 460 anos de São Paulo

Texto: Maria Lúcia Zanelli
Fotos: TV Cultura


No dia 25 de janeiro, dirigi-me à Catedral da Sé para assistir ao show da Orquestra Prelúdio, com Tom Zé, Inezita Barroso, Mauro Wrona e Rolando Boldrim. Regida pelo maestro Júlio Medaglia, a Orquestra Prelúdio apresentou as diversas músicas que revelam a história de São Paulo. Fui com meu marido, o Valtão e com o Junior. Deixamos o carro estacionado na Rua Riachuelo e partimos para a Sé.


No caminho, os diversos buracos que eram verdadeiras barreiras para chegar à Catedral. Além disso, contávamos com a presença de profissionais do sexo trabalhando cedinho, moradores de rua, craqueiros, camelôs, policiais e uma infinidade de personagens que só a cidade de São Paulo possui.
A Catedral da Sé é linda, seus vitrais são fantásticos. Em estilo gótico, ela impressiona pelo tamanho e dimensões. No entanto, a acústica é sofrível. Mesmo assim, a voz de Inezita Barroso se destacou entre todas. "Que vozerão tem aquela mulher". No auge dos seus 86 anos, Inezita mostrou porque é tão talentosa... Valeu cada segundo dentro daquela catedral.
A apresentação de cada convidado foi tomada por um clima de forte emoção, contagiando o público que lotou a Catedral. Visivelmente comovida por ter sido esta a primeira vez em que foi convidada para participar de uma homenagem ao aniversário de São Paulo, Inezita Barroso cantou o clássico Lampião de Gás. Tom Zé, tocado, soltou a voz com São São Paulo. Rolando Boldrin terminou de declamar o poema A menina dos óio do Brasí, de Nhô Bento, com lágrimas nos olhos. Já o tenor Mauro Wrona interpretou a canção Ydi mint fidl, do folclore judeu, espalhando alegria.
Sob a batuta do maestro Júlio  Medaglia – igualmente emocionado –, a Orquestra Prelúdio apresenta composições como Trem das Onze (Adoniran Barbosa), Sampa (Caetano Veloso), Rapaziada do Bráz (Alberto Marino), Ti Voglio Tanto Bene (De Curtis), Modinha Tom Jobim, Mourão (Guerra Peixe) e Paulistânia (Billy Blanco).

Para os que não foram à Catedral da Sé no dia 25, fica o convite a TV Cultura irá apresentar neste domingo, dia 2 de fevereiro, às 12 horas, o evento que fui e que foi promovido pela TV Cultura, no dia 25 de janeiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário