Páginas

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

AGENDA CULTURAL -NOVIDADES NO LITORAL

SANTOS - " A Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, está com a exposição do aclamado artista Rubem Robierb, que volta ao Brasil após uma década no exterior. Raízes para Voar estará aberta à visitação de 20 de setembro a 27 de outubro.

Nascido em Bacabal, Maranhão, e residente nos Estados Unidos, Robierb é reconhecido internacionalmente por suas obras provocativas que exploram as complexidades da vida moderna através de metáforas visuais e técnicas inovadoras.

Rubem Robierb ganhou destaque globalmente com a escultura Dream Machine – Dandara, instalada no Tribeca Park, em Manhattan, em 2019, como um poderoso tributo à comunidade transgênero e não binária. A escolha da Pinacoteca de Santos para sua nova exposição reflete um profundo reconhecimento de suas raízes brasileiras que continuam a influenciar sua arte e visão de mundo.

A exposição reúne uma seleção das principais fases da carreira de Robierb, desde suas experimentações em Wynwood até suas séries impactantes como Bullet-Fly Effect. Suas obras, como Heart e Power Flowers, desafiam a violência e a instabilidade global através de combinações impressionantes de beleza e inquietação.

Rubem criou especialmente para a Pinacoteca de Santos a instalação Raízes para Voar. Nela se autorretrata em uma escultura realista como menino de 7 anos segurando um lampião aceso. O menino está em uma canoa de madeira de quatro metros onde uma árvore seca de mangue tenta alcançá-lo, mas são separados por uma rede cheia de borboletas. Ao lado, uma enorme tela de 5 metros representando um mangue convida os visitantes a encontrarem uma série de brinquedos do pequeno Rubem, que são seus sonhos de criança.]

A entrada é gratuita e o horário para visitação é de terça a domingo, das 9h às 18h.

 


Serviço:  

Exposição: A Arte de Rubem Robierb Entre Metáfora e Transformação

Quando:  de 20 de setembro a 27 de outubro de 2024 (terça a domingo)

Horário: das 9h às 18h

Entrada gratuita

Local: Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto

End.: Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão – Santos – SP

Website: www.pinacotecadesantos.org.br 




ITANHAÉM - A exposição “Cultura Caiçara, patrimônio e identidade”, que está no Museu Conceição de Itanhaém, com 15 telas e alguns objetos sobre a cultura caiçara tem como objetivo mostrar a riqueza do patrimônio cultural e histórico de Itanhaem. Na exposição podem ser conhecidos peças do patrimônio material e imaterial.

Ao entrar na primeira sala, no pavimento superior, estão os instrumentos como violas, violão rabecas e cavaquinhos e os moldes, feitos pelo luthier Clayton do Prado, que é um profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de corda, de Peruíbe.

Tem ainda livros da coleção “Enciclopédia Caiçara”, do autor Antônio Carlos Diegues, antropólogo e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP). São cinco volumes – O olhar do pesquisador, Falares caiçaras, O olhar do estrangeiro, História e memória caiçara e Festas, lendas e mitos.

Itanhaém é uma das mais antigas cidades do Brasil, que ainda guarda em seus limites lugares de relevância histórica e arquitetônica. E que são locais que foram e ainda são testemunhas de expressões culturais e religiosas, preservadas por pessoas empenhadas em resguardar as tradições.

As duas exposições vão até a primeira semana de dezembro, no Museu Conceição de Itanhaém e no Gabinete de Leitura, localizados no centro histórico de Itanhaém.   





Ilhabela - Localizado no coração de Ilhabela, a Vila – Centro Histórico de Ilhabela, o Centro Cultural da Vila é um espaço dedicado à promoção das artes, cultura e tradições locais. É o Museu Waldemar Belisário, em homenagem ao pintor, que também viveu em Ilhabela.

Lá, moradores e visitantes podem desfrutar de uma variedade de atividades culturais e apreciar o rico patrimônio da região em exposições permanentes com temas como a Congada de São Benedito e uma sala dedicada à biodiversidade do Parque Estadual de Ilhabela. No museu de artes plásticas, uma exposição fixa sobre o artista que dá nome ao espaço, e outras itinerantes, de artistas locais ou convidados. O espaço possui, ainda, o Cine Clube Villa Bella, com sessões de cinema para adultos e crianças, especialmente nos fins de semana, feriados e férias.

Recentemente, tornou-se ponto de encontro e palco dos principais eventos da ilha, como o Festival do Camarão, Festival Ilhabela in Jazz, entre outros eventos musicais, culturais e gastronômicos da ilha.

Serviço:

Funcionamento: Segunda a quinta-feira, das 9h às 20h. Sexta-feira a domingo e feriados das 9h às 21h. Exceto quando há eventos com horários específicos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário