A 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo está repleta de destaques e promete emocionar os cinéfilos de plantão. Entre os títulos selecionados, 15 obras já têm olho no Oscar 2026, representando seus países na categoria de melhor filme internacional.
Entre eles, estão o alemão “O Som da Queda”, de Mascha Schilinski, o iraquiano “The President’s Cake”, de Hasan Hadi, e “O Amor que Resta”, de Hlynur Pálmason, indicado pela Islândia. A Palestina marca presença com “Palestina 36”, de Annemarie Jacir, que mostra vilarejos resistindo ao domínio britânico no início do século 20.
O filme de abertura da Mostra, “Sirât”, de Oliver Laxe, concorre pela Espanha, enquanto “Foi Apenas um Acidente”, de Jafar Panahi — homenageado com o Prêmio Leon Cakoff — representa a França. Já os irmãos Dardenne, premiados com o Prêmio Humanidade, trazem “Jovens Mães” pela Bélgica. E não para por aí: o sul-coreano “No Other Choice”, de Park Chan-wook, e o brasileiro “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, também estão na disputa.
Confira todos os filmes internacionais na corrida pelo Oscar 2026:
-
Alemanha: O Som da Queda – Mascha Schilinski
-
Bélgica: Jovens Mães – Jean-Pierre e Luc Dardenne
-
Brasil: O Agente Secreto – Kleber Mendonça Filho
-
Coreia do Sul: No Other Choice – Park Chan-wook
-
Croácia: Fiume o Morte! – Igor Bezinovic
-
Egito: Feliz Aniversário – Sarah Goher
-
Espanha: Sirât – Oliver Laxe
-
França: Foi Apenas um Acidente – Jafar Panahi
-
Índia: Homebound – Neeraj Ghaywan
-
Iraque: The President’s Cake – Hasan Hadi
-
Islândia: O Amor que Resta – Hlynur Pálmason
-
Líbano: Um Mundo Triste e Belo – Cyril Aris
-
Palestina: Palestina 36 – Annemarie Jacir
-
Suécia: Águias da República – Tarik Saleh
-
Taiwan: Left-Handed Girl – Shih-Ching Tsou
Além dos filmes internacionais, a Mostra destaca o melhor do cinema brasileiro. Com 85 títulos, incluindo estreias, longas restaurados e obras de novos diretores, a programação nacional é diversa e imperdível.
A Mostra Brasil traz 60 longas, enquanto a Competição Novos Diretores apresenta seis filmes promissores. Entre clássicos e redescobertas, estão obras como “Cinema, Aspirinas e Urubus”, “Garota de Ipanema”, “Lua Cambará – Nas Escadarias do Palácio”, “Tônica Dominante” e “Um Céu de Estrelas”.
Séries também marcam presença: “Primavera nos Dentes – A História do Secos & Molhados”, “Choque de Cultura – A Série” e “Lona Preta” oferecem uma visão atual e criativa da produção nacional.
E há espaço para estreias especiais: “O Filho de Mil Homens”, de Daniel Rezende, estreia mundial na Mostra, e “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, é a aposta brasileira para o Oscar.
A 2ª Mostrinha, dedicada ao público infantil e juvenil, abre com “O Diário de Pilar na Amazônia”, de Eduardo Vaisman e Rodrigo Van Der Put, enquanto títulos inéditos, como “D.P.A. 4: O Fantástico Reino de Ondion”, de Mauro Lima, completam a seleção.
A 49ª Mostra Internacional de Cinema reafirma São Paulo como um dos maiores palcos do cinema mundial, conectando histórias, culturas e gerações em uma experiência cinematográfica única. De 16 a 30 de outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário