Páginas

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Diário de uma repórter: Quem protege o sabiá?

Texto: Maria Lúcia Zanelli



O sabiá laranjeira é um animal da fauna brasileira. Logo, ele merece todo nosso respeito, cuidado e acima de tudo é protegido por lei. Mas, não tem sido assim. Tenho visto algumas pessoas postando no Face, uma campanha descarada para acabar com a cantoria do pobrezinho, que cuida com zelo de seus filhotes.
No dia 22 de dezembro, um filhote de sabiá laranjeira caiu do ninho e ficou no chão do meu quintal, como tenho gatos, fiquei apavorada com medo com o que pudesse acontecer com o pobrezinho.
Com cuidado, eu o coloquei em uma caixa de papelão e levei para um veterinário próximo à minha casa. Recebi um enorme Não da veterinária. Ela não iria atender. Eu não queria atendimento, eu queria orientação para o que fazer com o animal, afinal, ele é da Fauna brasileira e eu não posso ter um animal deste tipo em minha casa.. nem para os primeiros cuidados... Parece piada, mas, não é.. se o Ibama souber que eu tenho um animal desses, com certeza, eu seria multada. Mas, por que os veterinários não prestam os primeiros socorros ao animalzinho e o encaminham para o local de destino?
Sai arrasada dali e com o animal na caixa, rezando para que uma luz divina iluminasse o meu caminho. Foi quando, eu lembrei que havia um posto da Polícia Ambiental no Horto Florestal, próximo à minha casa. Em pleno domingo, eu me encaminhei ao posto policial. Fui bem atendida, prestei todos os depoimentos necessários e preenchi um boletim de ocorrência. Fiquei aliviada, quando entreguei o pequenino nas mãos daqueles profissionais que encaminharam o pequenino para o Parque Estadual do Tietê para os devidos cuidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário