Festival acontece entre os dias 7 de novembro a 8 de dezembro, conta com filmes inéditos e uma Sessão Retrospectiva com clássicos italianos e estará presente em mais de 70 cidades e no streaming para todo Brasil |
O FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL chega à sua 19ª edição com diversos títulos já confirmados. Com início no dia 7 de novembro e término em 8 de dezembro deste ano, o evento conta com uma programação gratuita de filmes inéditos e uma retrospectiva sobre o humor do cinema italiano. Até o momento, mais de 70 cidades foram confirmadas e irão exibir as obras do Festival. Além disso, todos os longas do Festival estarão disponíveis no streaming. Abaixo, confira cinco títulos imperdíveis que estarão disponíveis durante o Festival.
|
ADEUS, GAROTO (CIAO, BAMBINO): Divulgação |
Longa de Edgardo Pistone compõe a Mostra Inédita do Festival. Na trama, acompanhamos Attilio, um jovem que vive em um bairro popular de Nápoles, e recebe a missão de proteger uma jovem prostituta. Com o passar do tempo, o protagonista acaba se apaixonando por ela, mas não pode admitir abertamente. É neste momento que seu pai é liberado da prisão e pede que Attilio salde uma dívida por ele. Por conta disso, Attilio se vê diante de uma escolha difícil: o amor pela garota ou a lealdade ao pai. Para mais informações e ficha técnica do filme, clique aqui.
|
O OURO DE NÁPOLES (L’ORO DI NAPOLI): Divulgação |
Grande clássico de 1954 do diretor italiano Vittorio De Sica, O Ouro de Nápoles está presente no Festival na Programação de Filmes Clássicos e é uma antologia de histórias ambientadas em uma das mais icônicas cidades da Itália: Nápoles. No total, são seis relatos no longa: o de uma vendedora de pizza com humor instável e que acaba de perder seu anel; um palhaço que está sendo explorado por um mafioso; uma prostituta que se casa; o funeral de uma criança morta; um jogador fracassado e um professor que diz ter e vender sabedoria. Na medida certa, as histórias trazem o verdadeiro espírito caótico de uma cidade italiano conhecida por seu caos. Para mais informações e ficha técnica do filme, clique aqui.
|
EU, CAPITÃO (IO, CAPITANO): Divulgação |
A obra de Matteo Garrone, ainda que não inédita no Brasil, será homenageada e será exibida no Festival de Cinema Italiano. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional, acompanhamos na trama a jornada dos jovens irmãos Seydou e Moussa que decidem deixar sua cidade, Dakar, no Senegal e buscar uma nova vida na Itália. Para mais informações e ficha técnica do filme, clique aqui.
|
O PEQUENO DIABO (IL PICCOLO DIAVOLO): Divulgação |
Obra de 1988, o longa faz parte da Programação da Retrospectiva da Comédia Italiana. Na trama, Roberto Benigni é o diabo em pessoa e está cansado de sua monótona vida no inferno. Na busca por novos "ares", ele decide encarnar-se em uma mulher chamada Giuditta. Um padre provinciano, então, é chamado e realiza o exorcismo. O que o membro da Igreja Católica não sabe, porém, é que o personagem de Begnini vai virar sua vida de cabeça para baixo. Para mais informações e ficha técnica do filme, clique aqui.
|
TOQUINHO: ENCONTROS E UM VIOLÃO: Divulgação |
Presente na Mostra de Filmes Inéditos, o documentário é dirigido por Erica Bernardini e traz depoimentos de amigos e conhecidos de Antonio Pecci, popularmente conhecido como Toquinho. O longa traz imagens de arquivos de shows, entrevistas, vídeos na Itália e celebra os 56 anos de carreira desse ícone da música. Para mais informações e ficha técnica do filme, clique aqui. O FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL foi fundado pela Câmara do Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, e conta com o patrocínio e a colaboração da Embaixada da Itália. Três anos atrás, a Embaixada da Itália lançou o projeto de exibir os filmes do Festival também presencialmente no Brasil inteiro com o objetivo de divulgar a Cultura Italiana por meio do seu Cinema, conhecido no mundo inteiro pela sua criatividade e genialidade. O projeto virou um enorme sucesso e este ano estará presente em mais de 120 salas de projeção. O Festival tem, pelo quarto ano consecutivo, o patrocínio da Pirelli, como patrocinador master do festival. “O Festival de Cinema Italiano é um evento importante na agenda anual e celebra a forte presença da cultura italiana no Brasil, onde a Pirelli contribui de forma significativa há quase um século”, diz Cesar Alarcon, CEO e Vice-Presidente Sênior da Pirelli para a América Latina. O FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL estará presente em mais de 70 cidades em todo o Brasil. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário