Páginas

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Cultura - MUBI celebra 10 anos da Sessão Vitrine com programação especial


Apresentadas na edição deste ano, quatro novas produções brasileiras chegam à plataforma em agosto

 

Entre Nós, Um Segredo



28 de julho de 2021
 – Em comemoração aos dez anos da Sessão Vitrine, a MUBI, serviço global de streaming com curadoria, exibe uma programação especial, a partir de 1º de agosto. O projeto de distribuição de filmes brasileiros em salas de cinema e plataformas digitais Sessão Vitrine já lançou mais de 50 longas em dez anos de história, apresentando produções nacionais e coproduções internacionais - um recorte do audiovisual contemporâneo.

Quatro filmes exibidos na última edição da Sessão Vitrine chegam à MUBI em agosto e estarão disponíveis até dezembro: Chão (Camila Freitas), Entre Nós, Um Segredo (Beatriz Seigner, Toumani Kouyaté), Desvio (Arthur Lins) e A Torre (Sérgio Borges).

Com o objetivo de levar ao público uma produção de qualidade, que retrata a realidade brasileira em diversos aspectos, a Sessão Vitrine fomenta uma relação entre os públicos e o cinema, por meio de lançamentos e debates que aprofundam a discussão sobre os temas propostos, contribuindo assim para a formação de novas plateias e para a democratização do acesso ao cinema brasileiro, fortalecendo o circuito audiovisual como um todo.

Confira a programação do especial Sessão Vitrine Apresenta, da MUBI:

1/8 – Chão
Dirigido por Camila Freitas (De Asfalto e Terra Vermelha), o documentário de 2021 mostra o dia a dia de um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, na Usina Santa Helena, em Goiás. Com registros de quatro anos de filmagens, o filme destaca a importância da ação popular e foi indicado ao prêmio Right to Know no festival One World International Human Rights Documentary.

11/8 – Entre Nós, Um Segredo
Parte da seleção oficial da 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o documentário de 2020 acompanha Toumani Kouyaté (Vazante), que vive no Brasil, e recebe uma convocação do avô para retornar com urgência a Mali, seu país de origem, para ouvir sua última história. A coprodução entre Brasil, México e Burkina Faso tem direção de Beatriz Seigner (Los Silencios) e Toumani Kouyaté.

12/8 – Desvio
Neste drama dirigido por Arthur Lins (Aqueles Que Ficam), Pedro finalmente consegue o indulto para passar o Dia das Mães com sua família, no interior da Paraíba, depois de 30 anos na prisão. Enquanto planeja sua fuga do cárcere, revive antigos sentimentos. Com sete prêmios, entre melhor longa, roteiro e direção, foi o grande vencedor do 14º Festival do Audiovisual Brasileiro – Fest Aruanda, em 2019.

22/8 – A Torre
Estrelado por Enrique Diaz (Ferrugem) e Maeve Jinkins (Aquarius), o drama experimental conta a história de André, que durante uma crise decide se isolar numa floresta. Diante de culpas, perdas e novas realidades, é forçado a enfrentar os fantasmas do passado. O longa dirigido por Sérgio Borges (O Céu Sobre os Ombros) fez parte da seleção oficial dos festivais do Rio, em 2019, e de Tiradentes, em 2020.


SESSÃO VITRINE APRESENTA
Chão – 1/8
Entre Nós, Um Segredo 
- 11/8
Desvio 
– 12/8
A Torre
 – 22/8

mubi.com   


 

 

SOBRE A MUBI

A MUBI é um serviço de streaming global, produtora e distribuidora de filmes. É um lugar para descobrir e assistir a lindos, interessantes e incríveis filmes. Um novo filme escolhido a dedo chega à MUBI todos os dias. Cinema de todos os cantos do mundo. De diretores icônicos, até novos trabalhos de cineastas emergentes. Tudo cuidadosamente escolhido pelos curadores da MUBI.

Notebook é a publicação diária sobre o mundo do cinema da MUBI, explorando todos os lados da cultura. E com MUBI GO, membros em países selecionados podem obter um ingresso de cinema escolhido a dedo todas as semanas, para ver os melhores novos filmes em cinemas reais.

A MUBI também produz e distribui novos e ambiciosos filmes, que os assinantes podem assistir com exclusividade na plataforma. Alguns lançamentos recentes e futuros da MUBI incluem First Cow de Kelly Reichardt, Beanpole de Kantemir Balagov, Notturno de Gianfranco Rosi, Matthias & Maxime de Xavier Dolan,  Songs My Brothers Taught Me de Chloé Zhao, Dead Pigs de Cathy Yan, Four Roads de Alice Rohrwacher, e Swallow de Carlo Mirabella-Davis; As coproduções da MUBI incluem Farewell Amor, filme de Ekwa Msangi vencedor do prêmio Sundance, Port Authority de Danielle Lessovitz, e Our Men de Rachel Lang.

MUBI é a maior comunidade de amantes do cinema, disponível em 190 países, com mais de 10 milhões de membros em todo o mundo. A assinatura custa R$27,90 por mês ou R$202,80 a anuidade. A MUBI está disponível via navegador da web, Amazon Fire TV, aparelhos Roku, Apple TV, Smart TVs LG e Samsung, e também nos aparelhos mobile como iPad, iPhone e Android.

 

SOBRE O PROJETO SESSÃO VITRINE
Desde seu início em 2011, o projeto Sessão Vitrine já lançou mais de 50 longas, realizando a distribuição de filmes nacionais e coproduções internacionais com um recorte da produção audiovisual contemporânea.

Com o objetivo de levar ao público uma produção de qualidade, que retrata a realidade brasileira em diversos aspectos, o projeto fomenta uma relação entre os públicos  e o cinema, através de lançamentos e debates que aprofundam a discussão sobre os temas propostos, contribuindo assim para a formação de novas plateias e para a democratização do acesso ao cinema brasileiro, fortalecendo o circuito audiovisual como um todo. Foi sob o selo da SESSÃO VITRINE que filmes de diretores como Gabriel Mascaro,  Leandra Leal, Juliana Antunes e Adirley Queirós foram lançados, consolidando assim o projeto como uma vitrine de estreantes e renomadas realizadoras e realizadores.

A curadoria do projeto prioriza filmes brasileiros e coproduções internacionais que despertem interesse no público, seja pela inovação do seu processo criativo, pelo seu viés autoral ou pela sua qualidade e originalidade. A escolha dos filmes visa também abraçar temáticas, gêneros e propostas estéticas diferentes e produções de diversos estados brasileiros, proporcionando uma programação diversificada para o público em geral.

SOBRE A VITRINE FILMES

A Vitrine Filmes, em dez anos de atuação, já distribuiu mais de 160 filmes e alcançou mais de quatro milhões de espectadores em salas de cinema. Entre seus maiores sucessos estão 'O Som ao Redor', 'Aquarius' de Kleber Mendonça Filho, e 'Bacurau' de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Outros destaques são 'A Vida Invisível', de Karim Aïnouz, representante brasileiro do Oscar 2020, 'Hoje Eu Quero Voltar Sozinho', de Daniel Ribeiro, e 'O Filme da Minha Vida', de Selton Mello. Entre os documentários, a distribuidora lançou 'Divinas Divas', dirigido por Leandra Leal e 'O Processo', de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional.

Além do cinema nacional, a Vitrine Filmes vem expandindo o seu catálogo internacional ao longo dos anos, tendo sido responsável pelo lançamento dos sucessos “O Farol”, de Robert Eggers, indicado ao Oscar de Melhor Fotografia; “Você Não Estava Aqui”, dirigido por Ken Loach, e premiado com o Oscar de Melhor Filme Internacional 2021: 'Druk - Mais uma rodada', de Thomas Vinterberg.

Em 2021, a Vitrine Filmes apresenta mais novidades, começando a atuar diretamente na produção audiovisual e também na capacitação de profissionais, com o programa de formação Vitrine Lab. Entre as estreias deste ano estão a Sessão Vitrine edição especial de 10 anos com lançamento coletivo de quatro longas ("A Torre", de Sérgio Borges, "Entre Nós, um Segredo", de Beatriz Seigner e Toumani Kouyaté, "Chão", de Camila Freitas e "Desvio", de Arthur Lins); o novo documentário sobre o impeachment da Dilma, "Alvorada", de Anna Muylaert e Lô Politi; “First Cow”, da diretora Kelly Reichardt; “O Livro dos Prazeres”, de Marcela Lordy e muitos outros títulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário